Sem categoria

2ª edição premeia 7 equipas empreendedoras

O júri da 2ª edição do startNOW já selecionou as equipas vencedoras. Para a última etapa do programa estão selecionadas 7 equipas, que a partir deste mês de novembro recebem um incentivo ao desenvolvimento, incubação na Startup Madeira, um kit startup na área de telecomunicações e consultoria especializada.

BioReboot, Borra de Valores, Consultoria Recursos Humanos, CREAR, LínguaOnline, Madeira Banana Hearts e OPTOL APP são os nomes dos projetos que estão a desenvolver serviços e/ou produtos, nas áreas de arte, economia circular, educação, recursos humanos, software, sustentabilidade e transformação alimentar.

Para Carlos Soares Lopes, presidente da Startup Madeira, a “evolução, dedicação, empenho e determinação em todas as equipas foi notório e enriquecedor”. Acrescenta ainda que este programa, que contou inicialmente com 40 ideias inscritas, é mais uma oportunidade onde os jovens madeirenses com talento e motivação podem obter ferramentas para testar e desenvolver as suas ideias de negócio.

IMG_0780

A equipa BioReboot pretende criar um projeto que assenta na perspetiva da economia circular, que utiliza a fibra da bananeira como matéria prima. Estes participantes relatam que até ao momento, a participação no startNOW “impulsionou o desenvolvimento da ideia e o acompanhamento dos mentores e da equipa da Startup Madeira foram excelentes para nos desafiar a ultrapassar os obstáculos que encontramos”.

IMG_0787

A empreendedora Cordélia Santos, impulsionadora do projeto de consultoria e prestação de serviços em recursos humanos a micro e pequenas empresas, narra que o startNOW é “o incentivo e reforço positivo de que necessitava para desenvolver, testar e implementar uma ideia de negócio”.

IMG_0790

CREAR é também uma das equipas vencedoras, ao estar a criar uma plataforma tecnológica de arte e cultura. “Não tenho dúvidas que esta fase de incubação constituirá uma base sólida de aconselhamento e apoio fundamental para o crescimento rápido e sustentável que se pretende”, menciona Sarah Frances Dias.

IMG_0779

Já a equipa Borra de Valores, que deseja transformar borras de café, prevê que a 4ª etapa do programa “abrirá a possibilidade de passarmos a ideia de negócio do papel à prática. Vamos ter acesso aos contactos, conhecimentos e mentorias necessárias para desenvolvermos na íntegra a nossa ideia.”

IMG_0783

A educação também é um dos temas vencedores. LínguaOnline é uma plataforma que pretende facilitar a aprendizagem do português de forma online, com professores certificados e a preços acessíveis.

IMG_0776

Com o objetivo de responder aos desafios regionais, a equipa Madeira Banana Hearts ambiciona criar produtos de valor agregado, a partir de um subproduto regional: a flor de bananeira. “Por um lado estou muito feliz que tenha sido selecionada, mas por outro lado é um desafio, já que impõe muita pressão em conseguir implementar o plano de trabalho e tornar o negócio viável”, menciona Linda Kajli Bettencourt.

IMG_0796

Um software para óticas é a solução que pretende ser introduzida no mercado regional e nacional. Segundo o fundador da OPTOL APP, ser um dos vencedores é “um sinal que estou no caminho certo. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas estou motivado pelo o que está por vir”.

A Startup Madeira acompanhará as equipas ao longo de 6 meses, permitindo, não só uma interação contínua com os 11 participantes, mas também com outras empresas e empreendedores que diariamente beneficiam da incubação na sua incubadora.

O startNOW é um programa desenvolvido pelo Governo Regional da Madeira através da Startup Madeira, co-financiado pelo programa europeu Madeira 14-20.

0 Partilhas